quarta-feira, 20 de maio de 2015

Robalos ao pôr do sol

  
     Depois de no dia anterior ter tido bastante acção, lá estava eu a ver mais um nascer do dia enquanto fazia uns lançamentos. o mar estava clássico, mas peixe... nem vê-lo! E ainda por cima a Gopro decidiu deixar de gravar, o que me deixou bastante chateado. Decidi ir para casa e voltar de novo ao fim do dia.
   De regresso ao local do crime, o mar tinha subido um pouco e o vento NW já se fazia sentir de maneira acentuada. Fiquei a olhar para o mar, as condicões não eram as melhores e a vontade também não era das maiores, tinha estado toda a manha a tentar enganar algum e nada. Mas lá me decidi e fui fazer uns lançamentos, montei uma zagaia, pois com o vento que estava, só assim conseguiria chegar mais longe. Andei uma meia hora de um lado para o outro, ora lança aqui ora lança ali, e nada!!! Troquei para o meu vinil da sorte, não ia chegar muito longe mas podia ser que andasse algum por perto. Segundo lançamento e senti umas cabeçadas - tinha um ferrado, dava para ver que não era um peixe muito grande mas estava muito irrequieto e disposto a não vir para terra, mas eu levei a melhor! Mais uns lançamentos para o mesmo sitio e... outro ferrado,  parecia irmão gemeo do primeiro, tanto no tamanho como no feitio.
     A maré estava praticamente vazia e o sol a por-se, decidi tentar uns lançamentos onde no dia anterior tinha deixado fugir um grande... Meia duzia de lançamentos e já tinha um a levar-me linha! Este já era maior do que os anteriores, ainda ficou preso numa pedra mas com a ajuda de uma onda lá o consegui por em seco. A história repetiu-se mais duas vezes, todos do mesmo lote a rondar os 2 kg. A pescaria corria bem! Entretanto um amigo meu que ia a passar de carro viu-me a tirar um peixe e foi ter comigo. Não tinha o material de spinning com ele e eu disse para fazermos dois lançamentos cada, porque o peixe estava era a ferrar ao segundo lançamento. Começou ele e ao segundo lançamento tinha ferrado um peixinho já de quilo. Eu disse-lhe que bem o tinha avisado, que era ao segundo, ele riu-se e nem queria acreditar. Era a minha vez, e foi novamente ao segundo lançamento, peixe ferrado, peixe em seco. Foi a risada total como podem imginar (aii se eu jogasse no euromilhões...!). Fizemos mais uns lançamentos com uns toques pelo meio mas sem que nenhum ferrase. Já se fazia tarde e como já estava de papo cheio, decidi dar por terminada mais uma investida ao nosso amigo Labrax. 

ficha técnica
cana: shimano exage 3.30 - 50-100g
carreto: shimano stradic fj 5000
multi: sufix 832 - 0.18
amostra: black minnow (home made) cor de rosa
peso: 0.930 kg, 1.070 kg, 1.170 kg, 1.875 kg, 1.960 kg, 2.020 kg

2 comentários:

  1. Boas Gonçalo!
    Ainda bem que contrarias-te essa falta de vontade de ir pescar :) os maganos andavam por lá e em força.... Linda pesca!
    Está visto que essa minnow (home made) é uma matadora na zona :)
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas Francisco!
      é verdade, esta é mesmo matadora, e do tipo todo-o-terreno! seja de noite ou de dia, com aguas limpas ou mais tapadas, sempre que eles andam lá fatura! :)

      abraço

      Excluir