quarta-feira, 1 de julho de 2015

PEIXES - SARRAJÃO

Pela primeira vez apanhei um Sarrajão e decidi investigar um pouco mais sobre este peixe.

  BONITO, Sarda sarda
Também conhecido por: Sarrajão, Serrajão, Serra e Bonito-do-Atlântico

Tamanho: 90 cm
peso: até 11 kg
idade: até 6 anos
profundidade: 0-50 m

     é frequentemente confundido com o atum, mas pertence à família dos escombrídeos e ao grupo de peixes ósseos. Vive sobre a plataforma continental sendo, por vezes, visto a entrar em estuários. Desloca-se em grandes cardumes em movimentos migratórios longos e rápidos. Surge diversas vezes próximo da superfície.
     A desova na época de verão é feita nas imediações da costa, mas em cardumes reduzidos. Fortemente explorado, dado o seu interesse comercial, o sarrajão, tem um apetite insaciável, o que faz dele um predador que devora com avidez pequenos peixes, incluindo membros da própria espécie, mas também lulas e camarões. Quando capturado, apresenta uma série de barras escuras verticáis em cada lado que depois vão desaparecendo. Estas riscas aparecem quando o sarrajão está a comer, e desaparecem quando pára de comer.
     De carne rosada, corpo esguio e cilíndrico, a fazer lembrar um fuso, tem duas barbatanas dorsais. Uma é mais curta e compacta, a outra prolonga-se em forma de leque. A pele tem matizes azuis no dorso que desvanecem nos flancos, onde surgem 5 a 10 listas oblíquas. A barriga apresenta um tom prateado.

     Encontrei tambem um documento em PDF no site da almargem,  que achei bastante interessante. Fala sobre os peixes da família dos escombrídeos, e podem fazer o download aqui: 
ATUNS E CAVALAS

_______________________________________________________________________________________
Bibliografia: Aimé Barroyer, Mário Cerdeira - Sabor aMar. 100% EDITORES, Lda. - janeiro 2011
                   www.oceanario.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário