segunda-feira, 22 de junho de 2015

RECEITA #2 - Cataplana de Robalo

CATAPLANA DE ROBALO

INGREDIENTES                       

1 robalo                                             
1 cebola                                  
2 dentes de alho                     
1/4 pimento vermelho            
1/4 pimento verde
5 tomates maduros
3 rodelas de chouriço
1c. sopa polpa de tomate
q.b. vinho branco
q.b cerveja
1 folha de louro
1 molho de coentros
1 raminho de poejos
Opcional: camarão, ameijoas, mexilhoes etc.



      limpar bem o robalo e escamar, eu costumo filetar o robalo e aproveitar a cabeça e as espinhas para fazer uma sopa ou um caldo de peixe.
     fazer um refugado com um pouco de azeite, as cebola as rodelas, o alho laminado, o pimento as tiras e o chouriço. deixar alourar um pouco e acrescentar os talos dos coentros picados, a polpa de tomate, a folha de louro e envolve-se tudo. acrescenta-se o tomate aos cubos, sal e pimenta, e deixa-se refogar por mais 5 minutos. Junta-se o vinho e a cerveja e aumenta-se o lume para evaporar bem o alcool,  quando deixar de deitar vapor, tapar e baixar o lume. Deixar apurar entre 10/15 minutos (ou um pouco mais para ficar bem apuradinho).
     A base da cataplana está pronta para receber o peixe e os mariscos. Este é o passo principal para que a cataplana fique no ponto. O peixe, os camarões e os bivalves tem tempos de cozeduras diferentes, e para que todos fiquem no ponto não podem ser colocados ao mesmo tempo.
     Primeiro ponho o peixe, tapo e deixo cozinhar em lume baixo aproximadamente 4/5minutos,  depois acrescento os camarões, tapo mais 2 minutos e por fim acrescento os bivalves, volto a tapar e aumento o lume, assim que levantar fervura desligo o lume e deixo repousar uns minutos. Acrescento os coentros picados grosseiramente e umas folhas de poejo para dar uma certa frescura. Está pronto a servir. É maravilhoso quando se abre uma cataplana à mesa e os seus aromas invadem a mesma (até já estou com água na boca). Costumo acompanhar esta cataplana com arroz basmati, ou um agulha bem soltinho.

NOTA: Não costumo adicionar picante porque cá em casa há quem não seja fã, costumo acrescentar depois no prato. Mas fica sempre bem umas malaguetas para realçar todos os sabores da cataplana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário