sexta-feira, 30 de outubro de 2015

FESTIVAL DE BONITOS (com video)


     Numa saida de barco para fazer uma pesca aos sargos à chumbadinha com o meu amigo Zé, aconteceu o inesperado.
     Os sargos teimavam em não aparecer, e por isso ,decidimos rumar mais para sul para tentar outro pesqueiro. A meio caminho, reparo numa data de pássaros a picar com toda a fezada. Decidimos ir espreitar para ver o que se passava. A sonda não marcava nada, mas o fernezim era tanto que comecámos a lançar uns vinis. Os pássaros começaram a dispersar, e como não  tinhamos sentido nada, continuámos o nosso rumo mais para sul. Sem muita esperança, decidi pôr uma amostra e corricar ate ao nosso destino, a esperança era tão pouca que montei a amostra no material de spinning, pois pensava que o corrico não iria demorar muito. E não demorou muito, mas foi a ferrar um peixe. Parecia ser um bom peixe, e á medida que se ia aproximando do barco as suas investidas e corridas começaram a ser mais brutas. Como estava a pescar com 0.18 de multifilamento, e sabia que já estava um bocado roçado das pedras, tive que lhe dar uma certa liberdade, pois o peixe fazia realmente muita força. Quando finalmente conseguimos ver a cor dele, uma azul fluorescente como nunca tinha visto,  qual foi o nosso espanto: Era um atum!! Um Bonito, também conhecido como Gaiado ou Skipjack tuna! Pela primeira vez tinha apanhado um atum, e quando menos esperava, pois só tinha saido para tentar apanhar uns sargos...
     Ainda com as pernas meio a tremer, voltámos a por as amostras de molho, nem 5 minutos depois.... ZZZZZZZZZZ, estavam as duas canas vergadas. Foram 2 horas sempre neste filme, não chegávamos a corricar mais do que 5 minutos, nem estava a acreditar. Muitas vezes chegavam a atirar-se 2 peixes a cada cana, com um ferrado na amostra, e a linha do peixinho partida, ou  vinha ferrado no peixinho e a fio da amostra partido. Muitos partiam tudo, outros deferraravam, e quanto às amostras, não se faziam rogados. atiravam-se a tudo! como estava com um material ligeiro, foi bastante divertido, pois estes peixes dão bastante luta, com corridas muita rápidas e inesperadas. Ao todo apanhámos 11 bonitos e 2 sarrajões. os peixes rondavam os 2.5 kg e os 3 kg. devolvemos 5 peixes, dei 4 a uns amigos e fiquei com 4. Já tinha jantar. E que jantar, um belo sashimi de atum bem fresquinho. Foi sem dúvida um dos melhores atuns que já comi, carne bem firme, com um toque aveludado... hmmmm!!
     São dias como estes que me fazem ser viciado pela pesca, e que me fazem sair de casa
independentemente das condições atmosféricas ou das horas do dia!
      "Quem não arrisca...."
    
                      

Sashimi, sashimi braseado, tataki, tártaro e picadinho, tudo claro está, de ATUM!

6 comentários:

  1. Eheheh viste como eles "andavam aí"? :P A passarada não engana!!

    Grande pescaria, parabéns!!!
    E digo-te mais, sinto um bocadinho de inveja por nunca ter apanhado um desses bichos :)

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que as vezes engana eheh!
      Obrigadinho, tens de vir um dia de barco para ver se tens essa sorte tb :)
      Em relaçao ao spinning terrestre, nos proximos dias é capaz de dar para ir lá fazer uma visita aos gajos! Se tiveres numa apita! ;)
      Abraço

      Excluir
  2. Viva Goncalo
    Grande pescaria, ate cansa so de ver.
    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado Nuno, foi mesmo uma grande pescaria :)
      e tu? como tem corrido as tuas?
      abraço

      Excluir
  3. Olha as minhas continuam na mesma, e quase como comecar a andar (muitas quedas...lol)
    Mas pronto vou continuar, algum dia ha de ser o primeiro.
    Ja vale pelo tempo que ali estamos a respirar aquele ar e em contato com aquele ambiente.
    O peixe acaba por ser um complemento.
    Abraco

    ResponderExcluir
  4. Bienvenidos a mi blog http://solorobalizas.blogspot.com.es/

    Un saludo desde España

    ResponderExcluir