segunda-feira, 29 de junho de 2015

DIA 3 - FESTIVAL DE ROBALOS PERDIDOS E TROLLING


     Terceiro dia clássico, terceira ida aos robalos. As condições mantinham-se iguais e lá fui eu mais uma vez noite dentro em busca dos labrax. Chegado ao pesqueiro nem perdi tempo e comecei logo a dar banho aos vinis. Meia hora passada e não tinha sinais deles. Continuei a insistir no mesmo spot pois estava com esperança que eles por lá andassem.
     Mudei o vinil para a cor dourado/vermelho, e pouco tempo depois tinha o primeiro ferrado, não era um peixe muito grande mas era bastante irrequieto, não que isso lhe tivesse valido de algo. Peixe em seco com facilidade. Lançamento seguinte para o mesmo sítio e nova ferragem. Este já dava mais luta, mas com paciência lá o consegui trazer para perto de terra. Quando me preparava para o içar, já com ele fora de água desferra-se e lá foi ele. Nem fiquei muito chateado porque a pesca ainda estava no início e a fezada era muita. Mais uns lançamentos e nova ferragem, a mesma história, já com ele fora de água pronto para vir para terra e... desferrou-se novamente. Já não estava a gostar da brincadeira, o vinil estava completamente rasgado e o novo peixe em fuga. Troquei de vinil mas mantive a mesma cor e... como não há duas sem três, nova desferragem já com o peixe fora de água quase a salvo. Nem estava a acreditar, três bons peixes seguidos desferrados mesmo quase em seco! Bem tentava perceber o que se passava mas não conseguia compreender.
     Sem desistir lá continuei na minha demanda e lá consegui pôr o segundo peixe em seco. Era do tamanho do primeiro, e já estava mesmo a ver que só me estavam destinados peixes daquele lote, todos os maiores queriam era ficar de molho. Lançamento bem lá para fora, e mal o vinil cai na água ZZZZZZZZZ, aí estava ele a cantar, era um bom tarolo, ainda consegui traze-lo um pouco para terra mas... PFFFF a linha partiu mesmo pela ponteira. Só me faltava mais esta, a cerâmica da ponteira estava estalada e cortou a linha. Percebi que com aquela cana não iria pescar mais e ainda estive para ir ao carro buscar a outra, mas aquele não era mesmo o meu dia e decidi ir dormir, até porque nessa manhã tinha combinado com o meu pai ir estrear o nosso barco com um trolling, e já não faltava muitas horas para a hora combinada.

Ficha técnica
Spinning 
Cana: Barros Stout Striker 3.30 - 20g-60g 
Carreto: shimano stradic fj 5000 
Multi: sufix 832 - 0.18 
Amostra: black minnow gold/red (home made) 
Peso/Tamanho: 0,910 (43cm), 0,820 (40cm)

     Depois de dormir umas três horas, lá estava eu de pé novamento para ir dar neles, mas desta vez de barco. Prefiro muito mais fazer spinning de terra, é uma adrenalina totalmente diferente, tem muito mais acção. Termos de fugir quando vem uma onda maior, levarmos uns banhos de vez em quando, ou termos de andar a correr durante a noite pelas pedras para conseguir tirar um peixe maior. Acho que quem tem a mesma paixão pelo spinning percebe bem do que estou a falar. Mas a verdade é que tudo o que seja enganar os nossos amigos com plásticos, cá estou eu para lhes tratar da saúde.
     O tempo estava fechado, com um nevoeiro que cada vez ia ficando mais serrado, e depois de umas voltas, sempre a olhar para a sonda em busca de alguma mancha que nos deixa-se em pulgas, lá ouvimos o carreto ZZZZZZ! Era um robalote que devia andar por lá perdido. Já tinhamos a estreia do barco feita. Mais umas voltas e nada, mudámos de sitio e demos voltas e mais voltas e nada. Quando já estavamos a caminho de casa, lá ouvimos novamente o cantar do carreto. Não parecia robalo, eram uns toques muito nervosos, pensámos logo que seria uma cavala ou um agulha, mas quando se aproximou do barco vimos que era um sarrajão. Ainda deu umas corridas e brinquei um bocado com ele, mas antes que fugisse, veio para bordo e demos por concluida a nossa primeira investida aos robalos no novo barco. Mal pus os pés em terra, já so pensava que logo á noite teria a desforra da noite anterior.
    
Trolling
Cana: barros stout Blue Attack 240
carreto: Tubertini ap power 6000
Multi: sufix 832 - 0.20
Amostra: Rapala X Rap deep10 s
Peso: 0,840
Tamanho: 41 cm  


CONTINUA...

2 comentários:

  1. Boa, andas de mão quente ;)
    E ainda continua eheh...

    Apanhaste um peixe que sempre quis ter o gosto de apanhar, um sarrajão! Se uma cavala já é um bicho nervoso, um sarrajão imagino como será :D

    Abraço e chega-lhes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas Cláudio!
      é verdade, não me posso mesmo queixar, e depois de tantas grades seguidas sabe mesmo bem dar com eles!
      Vais ver que quando menos esperares tens um sarrajão a levar-te linha! tambem nunca tinha apanhado, dá uma luta engraçada, quando estava a chegar ao barco dava cada arranque para o fundo...até ja me estava a imaginar no wicked tuna! ehehe
      Abraço e quando estiver bom temos de combinar uma pescaria ;)

      Excluir